sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Prosmóvel: Marcenaria Sob medida com processo industrial

Quando se fala em marcenaria sob medida, logo vem a mente um 
processo artesanal.
Mas esta semana eu visitei uma fábrica, que o sob medida tem um processo industrial de confecção, onde tudo é automatizado, com um controle que permite monitorar todo o pedido.


Quando o projeto chega é todo reelaborado para se adequar aos perfis da empresa, formatando-o para que se organize uma escala de confecção e seja feito o planejamento do processo e utilização do material.
Tudo entra em uma linha de montagem organizada, onde cada funcionário desenvolve seu trabalho, informatizando as informações, para que todos acompanhem o desenvolvimento do produto, inclusive para que possam passar aos consumidores detalhes do seu projeto.



Mas o que encanta na marcenaria sob medida, são as possibilidades.
Nas madeiras naturais os acabamentos diversos, enchem os olhos.


Além dos acabamentos já existentes no mercado, eles também desenvolvem alguns processos inovativos, como por exemplo o brilho na melamina, ou seja, fica um acabamento mais liso que traz um requinte ao material. 


Os perfis de alumínio e os vidros podem receber pintura, fazendo assim diferença nos projetos, permitindo a criatividade dos arquitetos.



O torno nas madeiras maciças, mostram que os produtos podem ser desenvolvidos com criatividade e personalização, 
as maravilhas da marcenaria sob medida.


As curvas e formas diferenciadas podem ser valorizadas, 
trazendo o inusitado aos projetos.


A organização do processo de confecção permite, por exemplo que os furos de luminárias, e sua fiação, cheguem prontos á casa do cliente.


Inclusive as tampas de caixas de gordura e outras tubulações que por ventura existam no local e precisam de aberturas para manutenção. 
Tudo detectado,desenvolvido e incorporado ao processo.


Todas as informações do cliente e de seu produto, estão em uma etiqueta que é processada e vai anexada em cada placa que compõe o mobiliário, para que no final, tudo seja organizado da melhor forma para embalar e ser entregue e montado na casa do cliente.


Esta forma de organização dentro de marcenaria, traz a segurança de um processo industrial, mas ainda permitindo ao arquiteto ou designer, desenvolver um projeto com peculiaridades, criatividade e com isso ter ambientes personalizados.
O que eu percebi nesta visita á Prosmóvel, é que a empresa conseguiu unir as potencialidades dos móveis sob medida, com as vantagens da industrialização no processo de confecção.
Com isso conseguem, agilidade, controle e economia na confecção, sem perder a originalidade nos móveis. 
E a consequência disso tudo é o valor mais justo e a satisfação do cliente.
Gostei muito do que vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário