sexta-feira, 17 de abril de 2015

Como proceder em uma vistoria do imóvel.

Vamos fazer de conta que você recebeu o seu imóvel. 
Veja dicas de como proceder na vistoria.

Faça a vistoria no seu imóvel novo antes de receber as chaves

Chegou o tão sonhado (e suado) dia! Você vai receber sua casa ou apartamento e a construtora te chamou pra fazer a vistoria. Prepare-se! Mais do que a emoção de ver a sua casa nova, você deve estar atento pra possíveis problemas.
Pode ser que o que está sendo entregue seja diferente do que está no contrato. E pode ser também que existam alguns probleminhas de construção. Fique de olho!
Você pode contratar um engenheiro ou arquiteto para te acompanhar na vistoria e fazer todos os testes necessários. Mas também dá para fazer sozinho. Veja o que é que você pode fazer:
Faça seu kit de vistoria
Monte um kit que vai te ajudar a verificar se tudo está em ordem. Você vai precisar de: adesivos, balde ou mangueira, luminária e lâmpada, papel e caneta. Leve também uma cópia do ‘memorial descritivo’ que descreve os itens que seriam entregues (tipo de piso no banheiro, torneiras de metal, vaso sanitário branco, etc) e as marcas dos materiais que seriam usados. Organize também um check list para não esquecer o que tem que ver na hora. Se alguma coisa não estiver funcionando, cole uma etiqueta e anote na sua lista.
Observar, checar, testar
1.Tomadas e pontos de elétrica: veja se todos os pontos de energia que estavam no projeto foram instalados. Se a energia já estiver ligada, teste todas as tomadas com a luminária que você levou. E se os soquetes já tiverem instalados, teste também as lâmpadas.
2. Teste os interfones.
3. Abra o quadro de luz e veja os disjuntores. Eles devem estar identificados
4. Torneiras, sifões e louças: abra todas as torneiras e veja se a água está escoando bem. Com a torneira aberta, olhe embaixo da bancada: veja se não há vazamento no sifão nem nos flexíveis (que levam água para as torneiras). Verifique se as louças e metais estão em bom estado, sem lascas e riscos, e se são das marcas que estão no memorial descritivo.
5. Pia da cozinha: Jogue água na cuba e veja se ela está entupida ou se escoa bem. Veja também se a bancada da pia foi instalada bem na horizontal ou se está torta e acumula água em algum canto.
6. Caimentos dos pisos para os ralos: Com o balde ou mangueira jogue água e observe se ela está indo em direção ao ralo. Jogue água direto no ralo e veja se ele está entupido.
7. Vasos sanitários: Acione a descarga veja se tudo funciona bem e se há algum vazamento.
8. Pisos e azulejos: Confira se os pisos e azulejos estão bem colocados, se não há peças trincadas e se o rejunte está bem feito. Use adesivos para marcar peças com defeito. Observe se há peças ocas: dê também uma batidinha de leve na parede e caminhe sobre o piso com atenção.
9. Portas e janelas: abra cada uma das portas e veja se ela não enrosca no piso. Abra todas as janelas. Feche completamente para ver se as maçanetas e trincos estão funcionando bem. Teste as chaves. Veja também se não há nenhum ponto de ferrugem ou tinta descascando e se não há tinta grudada nos vidro ou se eles não estão riscados ou manchados.
10. Pintura, textura e gesso: Veja se a pintura está bem feita, se a parede está lisa, se não há manchas, nem tinta escorrendo e se não há nenhuma rachadura.
Normalmente um arquiteto ou engenheiro da construtora acompanha a vistoria. Não se intimide. Só assine o termo de vistoria se estiver tudo em ordem. Se houver algum problema, peça para que cada um deles (que você foi marcando na sua lista) seja anotado no termo. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas com ele.
Você pode e deve solicitar os reparos antes da entrega das chaves. A construtora vai realizar os consertos – os simples na hora e os mais complicados em até um mês – e te chamar para nova avaliação. As chaves de sua casa nova só vêm depois de ‘aceitar’ o imóvel e assinar um termo de que não há mais nenhum problema aparente.
E se depois que você já estiver morando lá aparecerem outras falhas graves, que não estavam aparentes no momento da vistoria (como problemas estruturais), reclame formalmente e solicite a solução. Fique esperto!
A norma da ABNT 15.575 (veja no blog) é importante para saber quais as garantias que estão inclusas no imóvel, e quais você responsabilizará depois de intervenções no imóvel.
Fonte: Compilação Arq. Hellen Zanoletti Firmino/100pepinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário