domingo, 12 de abril de 2015

Bem estar através da iluminação

        Voltando falar sobre o bem estar que é o tema deste mês na campanha dede conscientização sobre a função do arquiteto em nossas vidas, a qual faço parte, vimos através do comentário de um colega a necessidade de falar mais um pouco do assunto.....
     Você sabia que a iluminação de um ambiente tem uma ligação direta com o seu bem estar? Isto mesmo ....
     O projeto luminotécnico colabora diretamente para isso, influenciando no bem estar dos moradores.
     A iluminação deve ser pensada junto com o layout do ambiente, valorizando os pontos fortes, e buscando funcionalidade ao espaço. Assim gera um um conforto visual, e efeitos como hierarquizar pontos ou ambientes, e elementos, a partir da iluminação que pode ser pontual ou difusa dependendo da função.
    Segundo o colega arquiteto Eduardo Becker, especialista em luminotécnica, a iluminação age direto sobre o bem estar, pois a luz reflete direto sobre o humor da pessoa. Explica também que existem vários estudos de aplicação de cor e tons de iluminação que influenciam no aspecto psicológico do ser humano....acontece todo dia de forma proposital e você nem percebe..
   Diz também que é cada vez mais comum, a utilização de cor (luz) em hospitais e ambientes criativos.
   Estas citações  de Eduardo nos mostra que devemos nos preocupar muito com a salubridade dos ambientes, somente com um bom planejamento, um bom projeto, contemplamos a iluminação, funcionalidade, ergonomia, fluidez, e tudo que é necessário para o bem estar das pessoas.

  Sinta as diferenças de iluminação nestes ambientes abaixo.....
  E reflita sobre a importância de se pensar a iluminação....
  Os resultados são incríveis e sensitivos....
  Um bom projeto é um investimento na sua qualidade de vida, sem esquecer que estamos falando da sua casa...o melhor lugar do mundo.

 
                                                       Iluminação aconchegante


                                     
                                          Iluminação funcional


                                           Iluminação pontual

                                            Iluminação cênica

Um comentário:

  1. Oi Hellen, a luz muda tudo, é um slogan de uma empresa e é verdade, basta ver nosso humor frente a um dia nublado e cinza e um ensolarado.
    Cada vez mais a luz esta fazendo parte da vida funcional das pessoas, a luz começa a ser pensada mais profissionalmente e não só como um simples iluminar ou colocar de pontos para não ficar escuro.
    Hoje se busca um resultado específico no Projeto de Iluminação.
    Um abraço, Eduardo

    ResponderExcluir