segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A tradição arquitetônica de Paraty


Revisitar Paraty (RJ) é muito bom.
Esta é uma das primeiras cidades brasileiras, mas que até hoje mantem suas características arquitetônicas originais, e está é rigorosamente preservada.

A imagem abaixo é um cartão postal da cidade. A Igreja de Santa Rita foi construída em 1722, e a a partir da margem do rio toda a cidade cresceu. 





Igreja da Matriz - Nossa Senhora dos Remédios


Hospital Municipal e Pronto Socorro


Pousada do Corsário


Até a hotelaria do local conserva a arquitetura colonial, com traços de Barroco.

Abaixo vou mostrar como ate mesmo o comércio local interfere com cuidado nas casas que são Patrimônio Histórico.
Esta abaixo, possui um pátio interno, com ripado no fechamento do teto, tornando assim o ambiente com menos insolação, já que se trata de uma loja.
Boa dica para uma residência. 



Este é um restaurante localizado na rua mais tradicional da cidade.
Mantém o forro original da casa e uma proposta que se adecua muito ao padrão de construção, mas de uma forma moderna, através do mobiliário e o piso e os revestimentos de parede ( azulejo).


Nesta loja o forro também é o original, que recebe iluminação embutida e mobiliário bem contemporâneo, ou seja, uma proposta bem diferente da local.
É contrastante!


Esta é uma imagem de um antiquário, não preciso nem dizer que está bem na linguagem do local, inclusive o piso é original.


Na cachaçaria a proposta é a mesma de manter a originalidade, pois a função do local requer. Os dormentes são os mesmos da construção.


Nesta loja de produtos típicos também se faz necessário manter original.
Tudo é do tempo de construção e muito bem conservado.


Este restaurante é muito bacana, e bem frequentado. Fica bem localizado e sua elegância não é menor por manter as características do local. Aqui até as pedras da parede, são valorizadas.


O que pude notar passeando por este lugar tão histórico, é de precisamos muitas vezes preservar o passado para vivermos o presente. Paraty é prova disto. Além de conservar para manter o turismo, vimos que os moradores apreciam muito esta originalidade e a cultivam. Me pardece que a preservação não é imposta.

Encontrei esta única construção bem contemporânea, que de uma forma bem errônea, segundo a minha percepção, tentou trazer a característica do lugar através do uso da telha colonial ou capa canal. Como já disse: Não gostei.
Mas pode ter sido uma forma de fazer presente a história do lugar, ou se sentir menos culpada por ser tão diferente.


Paraty continua respirando história e encantando que á visita.
É uma volta ao tempo, as nossas origens e características do Brasil colonial que utilizamos em nossas casas até os dias de hoje.
Paraty é originalidade! Visite!

Sugestão de hospedagem: Pousada Brazish (muito boa).










Nenhum comentário:

Postar um comentário