quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Detalhes arquitetônicos de Trancoso - BA

Amo Viajar! Alem de contribuir culturalmente, procuro  sempre incluir roteiros que me tragam enriquecimento em arquitetura. Em férias com a família, escolhi um roteiro que pudesse incluir Trancoso; um lugar que queria muito conhecer, não só pelas praias maravilhosas mas para ir a um local chamado "Quadrado", hoje badalado, mas com história em cada pedacinho que a compõe.
Badalado sim, o local é um point noturno, com lojas como Osklen, Carmim, Lenny Niemeyer e outras. Mas nas entranhas a sua concepção está marcada em cada detalhe da arquitetura.
Trancoso originalmente era uma aldeia jesuítica do séc. XVI e foi instalada para defender o território a ação de contrabandistas de pau-brasil que chegavam pelo litoral.
São duas fileiras de casas paralelas com arquitetura colonial portuguesa que terminam do lado oposto da Igreja , formando uma grande praça " o quadrado".
Na década de 70 Trancoso foi redescoberta pelos jovens "hippies" que encontraram ali um verdadeiro paraíso.
Hoje as casas do quadrado são tombadas e poucas residências se mantem....muitos dos donos originários foram embora em função da badalação no lugar, onde funcionam bares restaurantes e lojas tronando um local cosmopolita.
Apesar disso a história e a arquitetura colonial portuguesa é latente.

Me aposentaria e tranquilamente moraria nesta vila...que sonho!



Fileira de casas tombadas




                 Detalhe para a mesa derivada de uma árvore do local





                             Casas que viraram loja badaladas




                                  Detalhes decorativos nas casas








                                  A vida acontecendo na vila




Detalhe de uma miniatura da igrejinha construída acima de um portão de uma das casas " a religiosidade do local"



     Não deixei de espiar e fotografar o interior de uma das casas



                                                                        Amei o que vi!
O piso com cimento queimado branco é semelhante a areia do lugar , bem branquinha. O uso da madeira quase bruta, misturada a peças super atuais cria um espaço despojado, super amarrado a arquitetura do local, ou seja no interior das casas existe uma conexão perfeita com o local de inserção.
Acho isto fundamental na arquitetura....tudo se comunica em perfeita harmonia. Amo!




Realizei mais um sonho....em família, melhor ainda....passei para os meus filhos detalhes bem pequenos que fazem diferença na nossa vida hoje que vieram de muitos anos atrás....viajar é isto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário